The Shining – O Iluminado (1980)

The Shining

Dados Técnicos:

País de Origem: The EUA

Ano de Lançamento: 1980

Gênero: Terror

Direção: Stanley Kubrick

Elenco: Jack Nicholson – Jack Torrance

Shelley Duvall – Wendy Torrance

Danny Lloyd – Danny Torrance

Sinopse:  Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

O Iluminado é um filme de 1980 baseado na obra homônima de Stephen King  e por isso deveria apresentar um terror característico da época, certo!? Errado! Stanley Kubrick fez uma obra prima de terror e suspense mesclando seu talento com o talento de Jack Nicholson, que estava além de seu tempo.

Nicholson interpreta Jack Torrance, um escritor que se voluntaria para cuidar de um hotel, isolado de tudo e todos nas montanhas, durante um inverno arrasador. Junto consigo leva sua família para acompanhá-lo e dá-lo todo apoio que necessita, pois o hotel exige cuidados como a manutenção de aquecedores, da cozinha, e da parte externa evitando sempre que a neve tome conta de tudo.

Torrance, logo de início adora a idéia pois pretende escrever um livro e, nada melhor do que o isolamento para se escrever um livro, contudo sua família não se sente a vontade no hotel, pois seu filho, Danny “sente” que eles não estão sozinhos naquele local. Todos os problemas serão desenvolvidos em cima daquilo que Torrance mais queria, isolamento.

O filme pode ser desesperador para quem não gosta de locais abertos e vazios. O cenário é enorme e por conta do inverno rigoroso, apenas 3 pessoas tomam conta do enorme hotel, Torrance, seu filho Danny (o iluminado) e sua esposa Wendy. O ambiente, o silêncio, a falta de opções para Danny se divertir, a cara de Wendy (rsrs) tornam o filme irritante, mas não por acaso, pois é exatamente isso que Stanley queria!

A todo momento você acha que vai acontecer algo, as reações de Jack Torrance são absolutamente inesperadas e sua mulher vê-se a todo instante ameaçada pelas loucuras de seu marido.

Não espere que você irá levar sustos, pois isso não é a intenção. Você fica tenso do início ao fim, e o fim, como não podia ser diferente nas obras de King, abre uma brecha para várias interpretações e discussões.

Algumas imagens clássicas do filme:

As gêmeas

As gêmeas

Jack Torrance

Jack Torrance

O Hotel

O Hotel

Capa do filme

Capa do filme




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: